A análise de balanço identifica os fatores positivos ou negativos sobre a saúde financeira e administrativa das empresas nos números divulgados nos balanços patrimoniais. Caso algum índice esteja fora do esperado, o laudo terá sugestões de planejamento para a empresa obter o resultado desejado em futuras análises. É extremamente importante o acompanhamento de análises anteriores para acompanhar a variação da análise. A análise pode ser mensal, trimestral ou anual.
ÍNDICES UTILIZADOS EM NOSSAS ANÁLISES:
Índice de liquidez imediata: Demonstra a capacidade financeira que a empresa possui de liquidar seus compromissos de curto prazo com todas as disponibilidades existentes.
Índice de liquidez corrente: Demonstra a capacidade financeira que a empresa possui de liquidar seus compromissos de curto prazo com a utilização do seu ativo circulante de curto prazo, com a utilização dos estoques.
Índice de liquidez seca: Demonstra a capacidade financeira que a empresa possui de liquidar seus compromissos de curto prazo com a utilização do seu ativo circulante de curto prazo, sem a utilização dos estoques.
Índice de Liquidez Geral: Demonstra a capacidade financeira que a empresa possui de liquidar seus compromissos de curto e longo prazo com a utilização do seu ativo circulante mais o Realizável de Longo Prazo.
Índice de Endividamento Geral: Demonstra quanto o Ativo total está comprometido com os compromissos de curto e longo prazo.
Índice de Endividamento de curto prazo: Demonstra quanto o Ativo total está comprometido com os compromissos de curto prazo.
Índice de Endividamento Financeiro: Demonstra quanto o Ativo total está comprometido com os compromissos Financeiros assumidos de curto e longo prazo.
Índice de Solvência: Demonstra quanto do Ativo total está comprometido com os compromissos de curto e longo prazo.
Garantia de Capitais de terceiros: Demonstra quanto o Patrimônio Líquido (Capitais próprios) está comprometido com os compromissos de curto e longo prazo. Significa qual o percentual dos capitais próprios da empresa que garantem a liquidez dos compromissos assumidos. Este índice é bastante considerado pelos Bancos na concessão de empréstimos.
Índice de Imobilização: Demonstra quanto o Ativo total está comprometido com os bens utilizados na atividade operacional da empresa (Imobilizado).
Rotatividade dos estoques: Demonstra quanto existe de estoque na empresa em número de dias para atender a demanda do mercado.
Índice de Kanitz: Demonstra a condição de solvência da empresa no período, tendências e possibilidades de insolvência.
Lucratividade Líquida: Demonstra quanto a receita líquida está representada no lucro líquido da empresa. Para determinar crescimento real deve ser superior a inflação do período.
Rentabilidade Líquida: Demonstra quanto o Ativo foi remunerado pelo Lucro líquido do período. Deve ser sempre superior a remuneração do mercado financeiro.
Capital de giro: Demonstra quanto necessitamos de moeda corrente disponível para atender os compromissos de curto e longo prazo sem a necessidade de capitais de terceiros.
Ponto de Equilíbrio: Demonstra qual a necessidade de receita para financiar nossos custos fixos.
Entre em contato e solicite uma análise!