Fico assustado quando chega um cliente e no primeiro mês peço os extratos bancários, recibos de despesas e outros documentos e escuto: “meu antigo contador nunca pediu um extrato”.

Vou explicar resumidamente o porquê de uma contabilidade correta e completa!

No dia 31 de março é o limite para a entrega da DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais) para empresas optantes pelo Simples Nacional, em que são informados para Receita Federal:

Saldo de caixa, banco, estoque, aquisições de mercadorias entre outras informações.

Sendo assim, se você empresário não envia, por exemplo, os extratos ou recibos de despesas, certamente seu contador está enviando os valores incorretamente ou provavelmente está “inventando” valores para cumprir essa obrigação.

Se até hoje você nunca teve problema com isso, com o avanço na captação das informações você pode começar a se preocupar.

Passa a ser urgente que as empresas adaptem-se não apenas à obrigatoriedade na entrega dos dados contábeis exigidos pelo Governo e aos prazos estipulados, mas, sobretudo, à manipulação das ferramentas envolvidas nesse procedimento.

A evolução das ferramentas tem aumentado significativamente o poder de análise dos órgãos de fiscalização, o que exige das empresas uma maior organização para o envio dos dados e para manter a postos os documentos comprovativos, em caso de pedidos de esclarecimento advindos da Receita Federal.

A Receita Federal analisa as informações declaradas, verificando a regularidade delas ou, em caso de não comunicadas, presumindo a confissão de dívida. Daí a importância de que a contabilidade das empresas seja bem assessorada, pois é essencial garantir que serão repassados todos os dados solicitados, sem incorreções ou omissões, para evitar sanções legais ou multas à empresa.

Contador Emanuel Schüler.
E-mail: contato@gmaisac.com.br
Fone: 51 9 8011-1069